A Acuda é conhecida pelo Método Acuda de Integração das Oportunidades (MAIO), que é um trabalho inovador frente ao atendimento de pessoas privadas de liberdade, jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e egressos. A prática desse método tem dado bons resultados e frutos há mais 20 anos.
O MAIO, possui três pilares: o Pilar da Espiritualidade, o Pilar da Educação e o Pilar Assistência que conduzem as ações da instituição. Nasceu do desejo de se criar um Programa de Autoconhecimento Transformador, que levassem as pessoas privadas de liberdade a se conhecerem melhor e mais profundamente, reconhecendo a real motivação que as levou a criminalidade, e a partir daí, terem novas ferramentas terapêuticas e mais chances de fazerem um novo fim, embora não possam voltar atrás e fazer um novo começo, como escreveu o indicado para o Prêmio Nobel da Paz e Premiado como “O Mineiro do Século” o Médium Francisco Candido Xavier.
As terapias estão inseridas no Pilar da Espiritualidade e no Pilar da Assistência que por sua vez fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas práticas vão de encontro as Leis vigentes no que rege aos direitos previstos para as pessoas privadas de liberdade nos seus aspectos biopsicossocial e espiritual.
A oferta das PICs aos participantes dos programas da Acuda tem ajudado na redução dos problemas biopsicossocial. Além de se tornarem pessoas mais consciente dos seus atos criminosos e das consequências para consigo, para com os outros e para com a sociedade em geral. Inúmeros são os relatos dos participantes que passaram pelo MAIO, e que puderam usufruir das terapias, e são capazes afirmar das mudanças físicas, mentais e espirituais que ocorreram com eles.
Segundo o Educador Social e também Terapeuta Integrativo e Transpessoal da Acuda José Camurça, é possível observar que as patologias se potencializam ainda mais no âmbito do sistema prisional do Estado de Rondônia. Por isso proporcionar o alívio das dores físicas e mentais é fundamental para a recuperação de uma pessoa que se encontra inserida nesses sistemas, e que voltarão com toda a certeza ao nosso convívio social.
Comments