top of page
Pilar da Educação
Pilar da Educação
Tendo em vista a educação como um bem social e seu acesso um direito de todos e dever do Estado Democrático de Direito e da família, conforme o artigo 205 da Constituição Federal (CF 1988): a participação de outras instituições nesse processo é de suma importância em contextos de grupos em que as precárias condições e as sequelas do passado acarretam o insucesso acadêmico - o que perpetua a estagnação do conhecimento (BRASIL, 2000). Nesse sentido, a Acuda propõe uma educação enquanto processo contínuo de formação, o qual capacita o indivíduo a se educar para viver nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos da sociedade em que será novamente integrado tão logo cumpra sua pena ou medida socioeducativa, considerando que a segregação é uma privação momentânea deste contato familiar e social. Para tanto, as atividades educativas ofertadas aprimoram o raciocínio, ensinam a pensar sobre os problemas e auxiliam no crescimento espiritual e intelectual de modo a induzi-lo a um processo de formação capaz de gerar relevantes ferramentas internas que poderão ser acessadas quando desejar e fazer as suas transformações pessoais com consequências familiares e sociais.
PILAR DA ASSISTÊNCIA
A filósofa Maria Lucia Arruda Aranha, inspirada nos estudos da trajetória de Paulo Freire faz uma breve citação a respeito de pessoas que buscam ansiosamente pelo conhecimento:
O homem iletrado chega humilde e culpado, mas aos poucos descobre com orgulho que também é um “fazedor de cultura” e, mais ainda, que a condição de inferioridade não se deve a uma incompetência sua, mas resulta de lhe ter sido roubada a humanidade. (ARANHA, 1996, p.209)
Neste pilar está incluso a fomentação da educação formal e não formal, o esporte e o lazer, as atividades culturais, as capacitações profissionais todas com uma só função de desenvolver os participantes os seus potenciais subjetivos, capacitando os para a sua reinserção social.
01- Empregabilidade e da Trabalhabilidade
A Empregabilidade é um conceito que utiliza conhecimentos técnicos e comportamentais visando moldar profissionais para o mercado de trabalho, enquanto a Trabalhabilidade molda profissionais para a geração de trabalho e renda a partir da criatividade e da inovação. Segundo Janguiê Diniz - Mestre e Doutor em Direito, “as competências mais valorizadas pelo mercado são: aplicar os conhecimentos adquiridos; ter flexibilidade e inteligência emocional; possuir qualificação; possuir autoconfiança e valores sólidos; ser capaz de se ajustar as constantes transformações no mercado. ”
A Empregabilidade é um conceito que utiliza conhecimentos técnicos e comportamentais visando moldar profissionais para o mercado de trabalho, enquanto a Trabalhabilidade molda profissionais para a geração de trabalho e renda a partir da criatividade e da inovação. Segundo Janguiê Diniz - Mestre e Doutor em Direito, “as competências mais valorizadas pelo mercado são: aplicar os conhecimentos adquiridos; ter flexibilidade e inteligência emocional; possuir qualificação; possuir autoconfiança e valores sólidos; ser capaz de se ajustar as constantes transformações no mercado. ”
01.1- Da Capacitação Profissional
01.1.1- Das Oficinas de Aprendizagem Em Geral
Nas oficinas de aprendizagem profissional, as técnicas desenvolvidas proporcionam aos participantes, desenvolver ou melhorar as habilidades e competências básicas para atuação no mercado de trabalho como profissionais celetistas ou empreendedores individuais, gerando emprego e renda.
Cabe ressaltar que, na ACUDA, utiliza-se a mão-de-obra dos próprios participantes para operacionalizar as oficinas de aprendizagem. A ACUDA dá preferência para estes profissionais quando deixam as prisões e voltam para a sociedade, pois, opera com 70% da sua mão de obra em regime celetista oriunda do MAIO. Os tipos de oficinas de aprendizagem oferecidas podem sofrer alterações conforme as possibilidades e necessidades inerentes a cada época, podendo ser excluídas ou incluídas novas oficinas, além de serem operacionalizadas periodicamente, com instrutores terceirizados.
Seguem abaixo alguns exemplos de oficinas que já foram operacionalizadas:
Oficina de aprendizagem em artes; artesão ceramista; auxiliar de mecânica de motos; operador de computador; mecânica de carros; suspensão, balanceamento e alinhamento; hortifrutigranjeiro; viveiro de mudas de plantas ornamentais; artesão em material reciclável; tapeçaria, padaria, marcenaria e corte e costura.
01.1.2- Apoio dos Participantes nas Atividades Diárias da Acuda
Os participantes que integram as oficinas de apoio na prestação de serviços na ACUDA podem, ou não, já terem participado das oficinas de aprendizagem, pois, ao adentrarem neste programa, alguns já foram capacitados e estão aptos a contribuir na manutenção dos serviços na instituição.
Estes profissionais possuem a oportunidade de contribuírem com as suas aptidões e habilidades já adquiridas e, também de desenvolverem potenciais que poderão ser utilizados como ferramentas para crescimento pessoal e profissional, além do compartilhamento dos seus valores pessoais com outros participantes, funcionários e visitantes, que favorecem a sua futura colocação no mercado de trabalho.
Seguem abaixo algumas atividades que já foram ocupadas pelos participantes:
Apoio operacional em auxiliar de cozinha; auxiliar de lavanderia; auxiliar administrativo; manutenção predial, limpeza e conservação; auxiliar em saúde bucal; funilaria carros, apoio operacional em barbearia; terapeuta holístico; panificação; refrigeração; almoxarifado; hortifrutigranjeiro e controle de pátio dentre outros.
01.1.3- A Escola de Formação de Terapeutas Holísticos Integrativos
Os aprendizes que participam dessa oficina aprendem a utilizar as técnicas integrativas e complementares, principalmente, para atenderem os participantes dos Programas. A identificação do futuro profissional terapeuta é feita como consta no Pilar da Espiritualidade, onde estas técnicas são apresentadas e aplicadas em grupo e, a partir daí esses participantes são avaliados pelo Coordenador Terapêutico para que possam participar futuramente dos cursos de formação profissional.
Os futuros profissionais serão capacitados dentro das normativas estipuladas pelo MEC que se referem a execução dos cursos livres – Decreto Presidencial Nº 5.154, e normatizadas pelo SUS – Sistema Único de Saúde, através da portaria Nº 702 / 2018 do Ministério da Saúde.
O Programa de Formação Continuada de Terapeutas Integrativos é constituído de uma agenda anual onde estão definidos os cursos e as datas de cada formação. Logo após a conclusão de cada curso, os participantes são submetidos a um período de estágio supervisionado, oportunizando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Terminado o período de estágio, aquele que concluiu o curso com aproveitamento satisfatório receberá seu certificado e poderá exercer a profissão de acordo com o Cadastro Brasileiro de Ocupações – CBO – 226.
Os atendimentos são individuais e realizados na Sala Azul atendendo às pessoas privadas de liberdade e à comunidade em geral, antes mesmo de finalizarem o cumprimento de suas penas, num processo de Justiça Restaurativa, em que o detento começa a reparar parte dos danos causados a sociedade. É importante destacar que a ACUDA está devidamente registrada junto ao Sistema Único de Saúde, no Cadastro Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), sob número: 7726.11, sendo, portanto, legalmente autorizada a implementar tais práticas.
Destacamos que os cursos das práticas integrativas ou complementares podem ser aplicados pelos próprios participantes que já foram devidamente capacitados, certificados e cadastrados. Com esse processo, o preso é motivado a colaborar decisivamente na solução dos problemas carcerários, melhorar as condições de saúde do sistema prisional e reduzir os custos operacionais do Programa.
Segue abaixo a relação dos cursos que já foram ministrados na ACUDA:
-
Curso de Formação em Terapia Corporal – Massagem Ayurvédica
Nível I - Carga horária mínima: 200 horas;
-
Curso de Auriculoterapia Chinesa - Carga horária: 45 horas;
-
Curso de Cone-Chinês - Carga horária mínima: 20 horas;
-
Curso de Reiki - Carga horária mínima: 200 horas;
-
Curso de Escalda-Pés - Carga horária mínima: 20 horas;
-
Curso de Reflexologia Podal - Carga horária mínima: 45 horas;
-
Curso de Cromociência - Cromoterapia - Carga horária mínima: 22 horas;
-
Curso de Yoga – Carga horária mínima: 140 horas;
-
Curso de Dança Circular – Carga horária mínima: 20 horas;
-
Curso de Fitoterapia – Carga horária mínima: 40 horas;
01.1.4- Palestras Educacionais Para Profissionalização
Sugestões de temas a serem desenvolvidos através das palestras:
conceito de trabalhabilidade e empregabilidade - adaptabilidade: oportunidade de desenvolvimento - estratégias para manter o foco no trabalho - tomada de decisões técnicas para se apresentar bem em público - postura e ética no trabalho -cooperativismo empreendedorismo - gestão financeira – inovação - gestão de pessoas - como elaborar um
bom currículo - trabalho em equipe - proatividade -entrevista de emprego - atividades autossustentáveis - atendimento ao público segurança no trabalho - sistema mei - conquistar e manter clientes - motivação pessoal- o que é ter sucesso na vida.
02- Educação Básica
A ACUDA, tendo em vista a observância da baixa escolaridade de seus participantes*, bem como das dificuldades de leitura e de interpretação de conteúdo, oferece uma sala pronta para ministrar aulas de reforço escolar. Esta atividade pode ser desenvolvida por profissionais contratados, voluntários, bem como por participantes do próprio Programa.
03- Atividades Culturais
A cultura, o esporte e o lazer são direitos de todo ser humano, assegurados pela Carta Magna, tendo em vista a necessidade de expressão, manifestação de pensamentos e valores que são essenciais à condição humana. Sendo assim, na observância da Lei de Execuções Penais – LEP, conforme Seção VI Art. 23º parágrafo IV - promover, no estabelecimento, pelos meios disponíveis, a recreação, tornando-se obrigatório o fornecimento dessas atividades já que a única punição é privação de Liberdade.
Estas atividades devem proporcionar além da recreação, ações educativas e, para isso, são utilizados jogos de salão, musicalidade, eventos culturais, atividades físicas e celebrações de datas especiais.
03.1- Cinema Interativo
Para esta atividade, são escolhidos filmes de longa e curta metragem ou documentários, com a finalidade de diversão e lazer, aprendizagem e fixação de conteúdos conforme temas a serem abordados como, por exemplo, o preconceito, o amor, a fraternidade, o casamento, a família, o bullying, o aborto, o sistema prisional e o sistema socioeducativo, dentre outros. Logo após a exibição do filme, deverá ser realizado uma roda de conversa para reflexão e fixação do conteúdo.
Algumas sugestões de filmes que não podem deixar de ser exibidos:
O Quarto Sábio, Irmã Dulce, Um Sonho de Liberdade, Os Fantasmas de Scrooge, Ghost, The Mustang, A Cabana, Nosso Lar e o Padre Johnny
04- Banco de Ideias Mario de Andrade - BIMA
O BIMA tem o propósito de disponibilizar aos participantes em um único ambiente, livros, áudio books, computadores sem acesso a rede de internet, instrumentos musicais e jogos eletrônicos com objetivo de incluir em seu processo de aprendizagem: o conhecimento, a sensibilidade, a concentração, a sociabilização e o respeito a si próprio e aos outros, tornando-os membros funcionais, aceitando a cultura, hábitos e as características propostas pelo Método.
05- Atividade de Esporte e Lazer
05.1 Diariamente Na Hora do Almoço
No intervalo para o almoço são disponibilizados para os participantes, o material necessário para realizarem as atividades de esporte e lazer como: jogos de tabuleiros, bolas e raquetes de tênis de mesa, material para jogo de sinuca, basquete e dominó.
05.2- Esporte e Lazer em Dias Específicos
Com a finalidade de se ter um dia somente para este fim, onde todos possam ter contato entre si e com jogos, de forma coletiva, são disponibilizados jogos lúdicos e direcionados, sejam de quadra ou jogos de mesas ou, até mesmo, atividades diversificadas como por exemplo, as gincanas.
bottom of page