top of page

Pilar da Espiritualidade

A Espiritualidade é a dimensão profunda do ser humano. De acordo com Dalai Lama chefe de Estado e o Líder Espiritual do povo tibetano desde 1940, a espiritualidade “é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior que produz uma transformação”.

O ser humano está sempre em mudança, ressignificando seus conceitos e sua posição perante a vida. Como ele é um processo continuo, é capaz de dar novos significados à sua vida, dar um novo sentido, capaz de abrir novos caminhos, de se permitir novos campos de experiências. Se assim o desejar, pode se tornar mais compassivo, amoroso, sensível, desapegado e humanitário.

O Pilar da Espiritualidade envolve um amplo projeto de atendimento terapêutico em grupo, utilizando as práticas integrativas e complementares, o atendimento religioso, cursos e palestras de autoconhecimento. Essas práticas integrativas tem o objetivo de gerar saúde integral, além do autoconhecimento transformador, onde o participante passa a compreender os motivos das possíveis causas e motivações reais  que os levaram a criminalidade, os problemas ou sofrimentos que lhe impedem de ser feliz em várias situações de sua vida, redescobrindo seu corpo, seus sentidos e suas emoções, o que colabora decisivamente na expansão da sua consciência, possibilitando novas maneiras de colocar-se diante de situações ou reagir a elas a partir de uma nova compreensão de seu funcionamento mental, corporal e  emocional. Com os cultos religiosos pode-se conhecer várias vertentes do conhecimento religioso, suas origens e suas doutrinas, indo além do que foi herança de seus familiares, passando a respeitar e compreender a crenças dos demais participantes, contribuindo decisivamente para a tolerância religiosa.

Na ACUDA, este Pilar as atividades terapêuticas são realizadas em grupo e objetiva apresentar a todos os participantes diariamente, principalmente os novos participantes, o que são as terapias, desenvolvendo o interesse pelas Práticas Integrativas e Complementares - PICs, provocar reflexões acerca das possíveis transformações, ou seja, entender e repensar atitudes comportamentais, sentimentos e emoções, que muitas vezes são somatizadas e provocam adoecimento biopsicossocial das pessoas privadas de liberdade, pois, ao adentrar ao cárcere, essas dificuldades emocionas ampliam-se consideravelmente.

Nesse sentido, o trabalho terapêutico em grupo melhora as relações interpessoais, além de trabalhar a socialização prisional contribui para a qualidade de vida já dentro das prisões e ao ensinar, aplicar e promover o que é o autoconhecimento transformador, provoca melhorias o no equilíbrio físico, emocional e espiritual, melhorando-os sensivelmente para o retorno às famílias e à sociedade em melhores condições do que entraram nas prisões.

Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 16.00.56 (1).jpeg

01- Atividades Terapêuticas - Práticas Integrativas e Complementares - PICs

Conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a medicina alternativa é “um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal”. No Brasil, as Práticas Integrativa e Complementares foi regulamentada, normatizada e implantada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no ano de 2006, pela Portaria Nº 971.

Na ACUDA, o Pilar da Espiritualidade, como já mencionado, propõe preferencialmente atividades em grupo, onde um participante aplica a terapia em outro participante independente do crime, da orientação sexual ou da crença religiosa, com o objetivo de ampliar e ressignificar os conceitos  das relações interpessoais, provocando reflexões e visando desconstruir os preconceitos estabelecidos antes e dentro das unidades prisionais, pois como se pode observar as facções se estabelecem sobre estes conceitos distorcidos, onde a fraternidade e o respeito não são valores plausíveis de se praticar nas prisões.
Destacamos mais uma vez, que este Pilar, também tem o objetivo que todos os participantes tenham contato direto com todas as práticas terapêuticas utilizadas na ACUDA, e caso queiram, possam tornar-se profissionais da área, onde serão posteriormente capacitados conforme descrito no Pilar da Educação (Item 4).
Seguem as descrições de algumas terapias propostas que podem ser aplicadas de forma individual ou em grupos.

Vídeos relacionadas
Matérias relacionadas

01.1- Aromaterapia

Prática terapêutica secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo. Visa a promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e a higiene.

Na ACUDA, a Aromaterapia também é usada em conjunto com várias outras práticas desenvolvidas, como a meditação, Reiki e Geoterapia - trazendo relaxamento, tranquilidade e paz interior, auxiliando também no tratamento de diversas enfermidades como ansiedade, estresse e depressão.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.53.29.jpeg
Vídeos relacionadas
Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.25_edite

01.2- Banhos de Ervas Medicinais

Algumas ervas existentes são ótimas para aliviar ou mesmo curar certos desconfortos do corpo e da alma. Muitas delas são conhecidas apenas como condimentos ou mesmo para feitio de chás. Os banhos com ervas preparados por infusão, são fáceis de preparar e tem sua ação rápida. O mais indicado é que o banho seja feito com ervas in natura e não as compradas secas ou trituradas. As ervas frescas, mantém suas substâncias e nutrientes que promovem as ações de bem-estar.

Na ACUDA, o preparo do banho de ervas medicinais é feito utilizando-se as ervas frescas plantadas e colhidas nos próprios canteiros elaborados e mantidos pelos participantes do projeto. Após a Geoterapia, o banho de ervas é abundantemente utilizado com a finalidade de ajudar na higiene pessoal, além de auxiliar no tratamento das obsessões espirituais e de doenças psicossomáticas, dependências químicas e transtornos sexuais.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.3- Biodança

Prática expressiva corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, visando reestabelecer o equilíbrio afetivo e a renovação orgânica, necessários ao desenvolvimento humano. Utiliza exercícios e músicas organizados que trabalham a coordenação e o equilíbrio físico e emocional por meio dos movimentos da dança. É utilizada para induzir experiências de integração, aumentar a resistência ao estresse e melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal.

WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.36.jpeg

Na ACUDA, utilizamos essa prática para que os participantes adquiram maior consciência dos seus corpos, para que possam expressar suas emoções e criatividade, para promover a convivência em grupo, fortalecendo os vínculos e diminuindo os preconceitos e a repressão, bem como provocar sensações de bem-estar, prazer e alegria pois são experiências essas tão distantes do que propõe o encarceramento. .

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.37.jpeg

01.4- Cone Chinês

Embora não faça parte das PICs, o Cone Hindu é utilizado na Acuda, e é conhecido também como Cone Chinês, é uma terapia que tem como principal objetivo a desobstrução dos canais energéticos (limpeza do campo áurico), desobstrução do ouvido, nariz e garganta. Trata-se de uma técnica popular passada de geração a geração e utilizada há mais de três mil anos pelos hindus. Empregada para limpar os ouvidos e canais respiratórios pelas elites religiosas das grandes civilizações, como sacerdotes maias e monges tibetanos.

Eficaz para obter centralização, alinhamento e harmonização de pensamentos, sentimentos, emoções e todos os demais aspectos.  A terapia do cone chinês pode ser administrada em qualquer pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa. Não provoca reações adversas, nem efeitos colaterais, e é totalmente indolor.
Na ACUDA, o Cone Chinês também é utilizado como auxilio no tratamento das obsessões espirituais, dependência química e transtornos mentais e sexuais.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.5- Constelação Familiar

Método psicoterapêutico de abordagem sistêmica, energética e fenomenológica e foi desenvolvida nos anos 80 pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que defende a existência de um inconsciente familiar – além do inconsciente individual e do inconsciente coletivo – atuando em cada membro de uma família. Denomina “ordens do amor” às leis básicas do relacionamento humano – a do pertencimento ou vínculo, a da ordem de chegada ou hierarquia e a do equilíbrio – que atuam ao mesmo tempo, onde houver pessoas convivendo.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.52.02.jpeg

Segundo Hellinger, as ações realizadas em consonância com essas leis favorecem que a vida flua de modo equilibrado e harmônico; quando transgredidas, ocasionam perda da saúde, da vitalidade, da realização, dos bons relacionamentos, com decorrente fracasso nos objetivos de vida. A constelação familiar é uma terapia  que pode ser feita em grupo, durante workshops, ou em atendimentos individuais, abordando um tema a cada encontro.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-28 at 11.20.05.jpeg

01.6- Cromoterapia

Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. Na cromoterapia, as cores são classificadas em quentes (luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes – vermelho, laranja e amarelo) e frias (mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes – verde, azul, anil e violeta).

Os efeitos são de acordo com a aplicação de cada cor, especialmente na recomposição do equilibro energético. Na ACUDA, a Cromoterapia é utilizada em conjunto com a aplicação de outras técnicas como o Reiki, a meditação e cone chinês.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.7- Dança Circular

Prática expressiva corporal, ancestral e profunda, geralmente realizada em grupos que utiliza a dança de roda – tradicional e contemporânea –, o canto e o ritmo para favorecer a aprendizagem e a interconexão harmoniosa. Promove a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade visando o bem-estar físico, mental, emocional e social. As pessoas dançam juntas, em círculos, acompanhando com cantos e movimentos de mãos e braços, aos poucos internalizando os movimentos, liberando mente e coração, corpo e espírito.

WhatsApp Image 2022-11-26 at 17.08.03 (1).jpeg

Inspirada em culturas tradicionais de várias partes do mundo, foram coletadas e sistematizadas inicialmente pelo bailarino polonês-alemão Bernard Wosien (1976), ressignificadas com o acréscimo de novas coreografias e ritmos, melodias e movimentos delicados e profundos, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Na Acuda também se aplica como forma de interação entres as pessoas privadas de liberdade, quebrando preconceitos e estigmas tão comuns mesmo antes do encarceramento, trazendo amizade, prazer e alegria.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.56.05.jpeg

01.6- Geoterapia

A Geoterapia é uma das mais antigas formas de cura técnica que remonta há centenas de anos. Os antigos povos do oriente e do ocidente usavam a Geoterapia para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais. É um conceito de medicina natural que envolve a aplicação da argila misturada com água e ervas medicinais no corpo para eliminar problemas de saúde. A argila é composta inteiramente de substâncias orgânicas que não têm absolutamente nenhum efeito colateral no corpo.

Na ACUDA, também é utilizado para limpeza espiritual e mental, além da desobsessão espiritual, promovendo o contato mais profundo entre os participantes pois um passa a argila no outro despertando o respeito e o cuidado mútuos.
Para a aplicação da Geoterapia, são seguidos os seguintes passos:
1º-  Preparo da argila com pelo menos 24 horas de antecedência: Faz-se a limpeza da argila, limpando e peneirando todas as impurezas da mesma.
2º- Acrescenta-se na água o sal grosso, coloca-se argila, até o ponto em que ficar pastosa e de fácil aderência ao corpo, esta mistura é levada ao fogo até ferver, e depois é retirada do fogo.
3º- Acrescenta-se os óleos essenciais conforme os objetivos a serem atingidos com o banho de argila, como por exemplo, o óleo de Capim Santo para propiciar o relaxamento, calma e tranquilidade.  
4°- Inicia-se a atividade com alongamentos e exercícios físicos, visando a abertura dos poros, a melhor absorção da argila no corpo, relaxando os músculos, podendo para isso utilizar músicas, explicando aos participantes a temática da terapia.
5º - Podem-se formar duplas para fazer a aplicação da Geoterapia, sendo um participante de cada vez, observando-se as instruções e cuidados necessários como: Não passar nos olhos, no ouvido, ou em regiões que o parceiro não deseje por ter alguma contra indicação.
6º- Após todos estarem devidamente lambuzados, é importante realizar uma atividade terapêutica, espiritual ou xamânica, como por exemplo utilizando tambores ou mesmo música eletrônica, com o objetivo de resgatar as tradições de grupos tribais, que visam trabalhar o respeito pelo indivíduo e o grupo e a convivência em sociedade com reflexo direto dentro dos ambientes prisionais
7°- Os participantes são expostos ao tempo, caso tenha sol, visando que o aquecimento e a secagem da argila no corpo propiciem melhor fixação na pele.
8º- Os participantes são convidados a fazer a retirada da argila, através do banho com água e sabão.
9º- Após a limpeza, todos os participantes recebem o banho de Ervas Medicinais em todo seu corpo a começar pela cabeça, para que possam receber os benefícios conforme descritos no item 3.1.2.
10º- Todos os participantes, após receberem o banho de Ervas medicinais e se secarem com as toalhas, voltam para o salão, que já está devidamente preparado com os colchonetes, para receberem a hidratação corporal, a cromoterapia, aromaterapia, e a visualização terapêutica.
Estas atividades promovem o relaxamento e o descanso, da mente, do corpo e do espirito, trabalhando profundamente os danos traumáticos que são causados pelos encarceramentos degradantes das prisões.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.9- Terapia Corporal - Massagem Ayurvédica

Massoterapia é uma ferramenta utilizada para reequilibrar o indivíduo que atua de modo profundo nas contraturas musculares e na rigidez das articulações. Amplia e ativa a circulação sanguínea, linfática e energética. A aplicação desta técnica, possibilita que o indivíduo recupere a qualidade de suas funções vitais e assim combata doenças como a dores musculares, as limitações dos movimentos, as enxaquecas, o estresse, a ansiedade, problemas digestivos, insônia, apatia tão comuns em função do aprisionamento.

WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.37 (1).jpeg

Na ACUDA, a massoterapia é utilizada também como um recurso de transformação emocional, espiritual e física dos participantes. Ao possibilitar o cuidar e ser cuidado, clareia a diferença entre sexo amor e prazer, desconstruindo preconceitos, crença, hábitos e comportamentos inadequados.

Para a ACUDA, tocar e ser tocado acorda o respeito, permite conhecer o próprio corpo e o do outro, aprendendo a colocar e respeitar seus limites e do outro, possibilitando resgatar desvios da sexualidade, para desenvolver uma prática saudável e realizadora.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
44f678ff-eedc-48d5-b3f9-29bc138659f6.jpg

01.10- Meditação

Prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. 

A meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as inter-relações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência.
Na ACUDA, a meditação tem como objetivo o autoconhecimento, autocontrole, equilíbrio, trazendo amplitude da mente, desenvolvendo o foco pontual, auxilia na concentração e relaxamento do corpo; consciência dos seus atos perante a sociedade; além de diminuir a ansiedade, a frequência cardíaca e aumentar a imunidade do organismo. A prática diária da meditação na ACUDA envolve uma interação entre diversas terapias como a musicoterapia utilizando a música clássica, a recitação do Mantra Metta Bhavana e aromaterapia dentre outras. Apresentamos abaixo a sequência mínima desta atividade.
1º- Os participantes são convidados a adentrar no salão terapêutico e na entrada, recebem a aplicação da aromaterapia (1.1.1), utilizando-se óleos essenciais que devem ser aplicados preferencialmente nos pulsos, evitando assim colocar nas mãos, pois muitos podem esquecer e passar nos olhos, roupas e etc.
2º- Deve-se fechar a porta do Salão Terapêutico no horário já previamente determinado, não sendo mais permitida a entrada e nem a saída de qualquer pessoa.
3º- Todos os participantes são convidados a se sentarem, quando nas cadeiras com os dois pés firmes cravados no chão e com as mãos sobre o joelho, ou quando nos colchonetes, sentados em posição de lótus ou na posição que melhor lhe convier, desde que mantenham a coluna reta e, em seguida, são convidados a fechar levemente os olhos.
 4º- O coordenador da atividade toca o sino dando início a meditação.
 5º- O coordenador terapêutico indica um dos participantes para fazer a leitura do Mantra Metta Bhavana e, todos os demais participantes repetirão de acordo com a leitura.
6º- O responsável pela musicoterapia, de pé e de frente para os participantes em voz alta, informa o dia da semana, o mês, o ano vigente e os dados da música conforme o item 1.1.11.
7º- Ao término da música, toca-se o sino novamente para encerrar a atividade da meditação para que todos possam iniciar as atividades do dia.
Aconselha-se que nessa atividade, que todos funcionários da instituição participem desde momento, pois a meditação é tida pela ACUDA como uma oportunidade única de confraternização diária e de união com todos em um só credo, ou seja o amor.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.11- Musicoterapia

Musicoterapia é a utilização da música num contexto clínico, educacional e social para prevenção e apoio a problemas de saúde mental, promovendo qualidade de vida e bem-estar. A musicoterapia atende as necessidades específicas de cada pessoa nas esferas emocionais, mentais, sociais e cognitivas, baseando-se em evidências científicas.

A musicoterapia busca desenvolver potenciais e restaurar funções do indivíduo para que alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.

44f678ff-eedc-48d5-b3f9-29bc138659f6.jpg

Segundo Corine Heline, pioneira e ministra do New Age Bible and Philosphy Center, em Santa Mônica/EUA. “... aproxima-se rapidamente o tempo em que o Homem selecionará sua música com o mesmo cuidado inteligente e o conhecimento que usa agora para escolher sua alimentação. Quando esse tempo chegar, a música se tornará a principal fonte de cura para muitas pessoas e doenças sociais”.

A ACUDA desenvolveu um programa de musicalidade para ser apresentado diariamente na hora da meditação no salão terapêutico, podendo ser tocada durante todo o dia no pátio externo da unidade. O seu programa para a meditação no salão é composto por 31 músicas distribuídas por cada dia do mês, que irão se alternar semanalmente conforme cada mês. Todas estas músicas foram extraídas do Livro “The Healing Energies Of Music” (As Energias Curativas da Música) do autor Hal A. Lingerman, Doutor em Musicologia pela Universidade de Paris-Sorbonne que lecionava no Instituto de Artes da UNESP- Universidade do Estado de São Paulo.

Em dias específicos previamente determinados a ACUDA apresenta a música através de recursos audiovisuais, pelo menos duas vezes por semana, com o intuito de que o participante conheça o que é a música clássica, uma orquestra com seus componentes e instrumentos musicais.

01.11.1- Músicas Diárias da Meditação

A ACUDA desenvolveu um programa de musicalidade para ser apresentado diariamente na hora da meditação no salão terapêutico. Conheça cada uma delas:

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.12- Reiki

A prática do Reiki foi criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, fundamentando-se na crença quanto à existência da energia vital universal, simbolizada em japonês por “ki” e manipulável através da imposição de mãos.
O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós.

WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.38 (1).jpeg

Desta forma, os adeptos do Reiki consideram que a energia vital possa ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa.
O Reiki é uma prática integrativa que tem por objetivo proporcionar bem-estar, aliviando sintomas do stress, dores crônicas, favorece a cura de doenças e também propõe uma nova filosofia de vida.

Na ACUDA, esta prática também é  utilizada para proporcionar aos participantes uma profunda compaixão e empatia para com o outro, desenvolvendo o amor ao próximo, o cuidado, o respeito, a confiabilidade, o autocontrole, o equilíbrio, a tolerância e a paciência.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.39.jpeg

01.13- Yoga

Prática corporal e mental de origem oriental, sendo utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, como tradições especializadas. Trabalha os aspectos: físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Na Acuda dentre os principais benefícios obtidos por meio da prática da yoga, tem se observado, a redução do estresse e da agressividade, o equilíbrio do sono, e a capacidade de concentração.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.14- Metta Bhavana – Amor Incondicional

Aplicada todos os dias na Acuda, antes de todas as meditações diárias, é conhecida como a Meditação da Paz Universal, e fazer a Meditação Metta Bhavana é acreditar nas coisas valiosas que a vida pode nos trazer.
Foi introduzida na Acuda em meados de 2015 através do Monge Alejandro Torrealba Alvarez, líder do Centro Miralepa situado nas Ilhas Canarias-Espanha. 

WhatsApp Image 2022-11-26 at 16.05.21.jpeg

Esta é uma das mais antigas meditações budistas. Sua prática em nosso dia a dia faz vivificar coisas boas, não apenas para quem a pratica como também para quem a recebe. De acordo com os budistas, esta meditação foi transmitida initerruptamente por mais de 2500 anos, ou seja, está há muitos anos sendo praticada e sua força já é considerada universal. Dalai Lama, líder budista, expressou a frase “minha religião é a bondade” e, dessa forma, é possível realizar a compaixão perante os outros.
Desdobrando o nome Metta Bhavana, “Metta” significa “amor”, “amabilidade” ou “amor incondicional” e “Bhavana” significa “cultivo” ou “desenvolvimento”. Nesta tradução, já é possível compreender a amplitude que esta meditação pode trazer para a sua vida.
Não existe uma forma correta de praticar a meditação. Ela pode ser feita em posição de lótus, sentada, ou em pé. Mas o importante é que cada palavra seja repetida com amor e com atenção ao que se fala, que não seja algo feito mecanicamente. A meditação não tem um tempo de duração. Você pode fazer a repetição das frases em cinco minutos ou até uma hora.
1. Que eu me encontre bem e feliz
2. Que eu me encontre livre de inimigos e danos
3. Que eu seja liberado de dor e sofrimento!
4. Que eu não seja dominado por sentimentos de ódio, agressão e vingança!
5. Que eu me encontre livre de sentimentos dolorosos, malicias e fúrias!
6. Que eu me desenvolva e cresça com segurança e saúde!
7. Que todos os seres se encontrem bem e sejam felizes!
8. Que todos se encontrem livre de inimigos e danos!
9. Que todos sejam liberados de dor e sofrimento!
10. Que nenhum ser seja dominado por sentimentos de ódio, agressão e vingança!
11. Que todos os seres se encontrem livres de sentimentos dolorosos, malícias e 
 fúrias!
12. Que todos os seres se desenvolvam e cresçam com segurança e saúde!

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2023-06-20 at 17.23.59.jpeg

01.15- Visualização Terapêutica

Esta é uma atividade que promove no participante o exercício do autocentramento, estimulando a autopercepção, auxiliando-o a entrar em contato com suas questões pessoais e elaborá-las, contribuindo para os processos individuais de autotransformação, equilibrando o espírito, a mente, o campo emocional e o corpo físico. É uma visualização dirigida a partir de uma condução verbal com uma música de fundo durante toda a atividade para auxiliar no relaxamento. Conheça mais essa prática:

Foto: Pedro Giles

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.16- Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica muito antiga da medicina tradicional chinesa, um tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo que sugam a pele. Como resultado existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade, fortalece os vasos sanguíneos e   as articulações. Na Acuda é usada principalmente para alinhamento energético, possibilitando um relaxando e acalmando o corpo e a mente, podendo reduzir dores e afrouxar os músculos, diminuir a fadiga e a ansiedade, tão comuns no sistema prisional.

WhatsApp Image 2022-11-28 at 11.20.04.jpeg
Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.52.31.jpeg

01.17- Pedras Quentes

A terapia com pedras quentes é milenar, e os chineses a utilizam desde antes da dinastia Shang, ou seja, cerca de 2000 – 1500 A.C., já se usava as pedras quentes para aliviar músculos cansados. A ACUDA realiza essa terapia na Sala Branca  (vide  3.4.2.2), que é um ambiente tranquilo e relaxante, onde é feita uma massagem em todo o corpo com bastante óleo essencial e, na sequência, o terapeuta realiza uma suave massagem com as pedras aquecidas deixando-as na pele durante alguns minutos, em pontos específicos do corpo, chamados de postos-chaves de acupressão.

Essa terapia proporciona o aumento da circulação sanguínea, revigora o tônus muscular, estimula os processos fisiológicos como respiração e digestão, proporcionando o relaxamento profundo, melhorando o fluxo da energia vital, aliviando as dores musculares, diminuindo o estresse e tensões, e aumentando o bem-estar físico, emocional e espiritual.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.18- Auriculoterapia

É um dos microssistemas da Acupuntura reconhecida como método terapêutico que utiliza o pavilhão auricular para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades através da utilização de agulhas, sementes, cristais, etc. Dentre os microssistemas, a auriculoterapia é uma das mais populares, tanto dentro como fora da China, devido aos seus resultados positivos e por ser uma técnica minimamente invasiva. Livros de medicina chinesa, escritos aproximadamente no ano 400 a.C. já consideravam a orelha como um sistema de relação com todo o corpo humano.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.54.27.jpeg

Na China Antiga, o pavilhão auricular era utilizado em associação ao tratamento da Acupuntura sistêmica. Hipócrates indicava punção de vasos auriculares com função anti-inflamatória. Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Auriculoterapia como terapia de microssistema para benefício, promoção e manutenção de saúde e no tratamento de diversas enfermidades. Na ACUDA utilizamos com o objetivo de trabalhar os traumas, dores físicas e emocionais, vícios, doenças de cunho emocional e físico, além de auxiliar nos tratamentos de ansiedade, depressão, estresse, tabagismo, alcoolismo e drogadição.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-28 at 11.20.05 (1).jpeg

01.19- Reflexologia Podal

Nosso corpo reflete nosso interior, os traumas, o estresse e a pré-disposição, tudo isso nosso sistema nervoso capta e manifesta na nossa postura na forma de falar e de se expressar. Sendo assim, nossos terminais nervosos que se localizam nas nossas mãos, pés e orelhas, refletem nossos órgãos internos. Suas inflamações e dores são refletidas nos pontos reflexos dos pés, e trabalhando sobre esses pontos você pode tanto limpar os bloqueios do sistema nervoso que é responsável pelo equilíbrio do organismo, 

como mandar comandos específicos para o cérebro que vai atuar sobre o corpo, tendo em mãos uma gama de recursos naturais que seu próprio corpo utiliza, como o sistema límbico por exemplo que é responsável por nossas emoções, ou as supra renais que liberam corticoides naturais para desinflamar o corpo, bem como todos os outros sistemas que existem no corpo e estão à disposição do terapeuta. Assim sendo, a reflexologia é uma terapia que visa não somente tratar o corpo, mas o equilíbrio do ser humano podendo atuar em vários níveis do seu ser, aliviando suas dores, trabalhando sua mente e emoções

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.20- Escalda pés

É uma terapia que tem origem na sabedoria antiga e que é preservada e passada de um terapeuta a outro por várias gerações e em várias culturas. Podemos encontrar histórias nas passagens bíblicas, como a “Cerimônia do Lava-Pés”, e no conto de Gibran Kalil Gibran, em que a “jovem Miriam oferece sua bacia de prata para lavar os pés do Mestre Jesus”. Osho, o mestre hindu, descreve o escalda-pés “como um ato de doação de amor e abundância.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.48.41.jpeg

Sua ação local é indicada para dores inespecíficas, torções, pós-fratura, pós-cirúrgico das articulações dos tornozelos e pés, agem combatendo a disidrose, fungos, bactérias e o mau odor dos pés. Na ACUDA para quem recebe, é forma um tratamento auxiliar, pelas suas propriedades curativas, e atuando na famosa crença popular do “descarrego”; e para quem as aplica, atua no processo retificador dos valores da alma, tais como a arrogância e a prepotência emocional.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 16.05.21 (1).jpeg

01.21- Fitoterapia

01.21.1- Os Chás de Infusão

É a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas. Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeia vem do verbo therapeuo, que significa “tratar, cuidar”. A fitoterapia é baseada na presença de princípios ativos de origem vegetal, ou seja, ela é um tratamento e serve como forma de prevenção de doenças utilizando plantas, partes de plantas e algumas preparações feitas com plantas. 

Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A Fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.

Na ACUDA são preparados na Sala Verde (vide 4.2.4), e auxiliam a minimizar os danos ocasionados pelo encarceramento, reduzindo a insônia, a ansiedade, o stress dentre outras. Os mais utilizados são os chás de camomila, canela, erva doce, funcho, hortelã, capim santo e laranjeira.

01.21.2- Tinturas à Base Álcool de Cereais

A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais, utilizando-se álcool. Estas tinturas fitoterápicas são manipuladas e preparadas na Sala Verde. De preferência, deve ser usado o álcool de cereais no preparo. A tintura pode ser preparada com plantas frescas ou secas, previamente picadas ou trituradas. Na ACUDA os enfoques dos trabalhos fitoterápicos se dão em cima de três patologias básicas, detectadas por pesquisas dentro da ACUDA, como a insônia, a depressão e a ansiedade. 

01.21.1- Os Chás de Infusão
01.21.2- Tinturas à Base Álcool de Cereais
Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

01.22- Florais de Bach

Na década de 30, o médico homeopata inglês Edward Bach desenvolveu compostos extraídos das flores - hoje, denominados Florais de Bach. São 38 essências e o Rescue (combinação de 5 flores).  São indicados para tratar as emoções e para ajudar a equilibrar disfunções comportamentais e mentais. Acredita-se que fatores psicológicos, mentais e o estado de espírito são os grandes causadores de doenças. 

WhatsApp Image 2023-02-03 at 20.55.21.jpeg

Atualmente a Organização Mundial da Saúde reconhece os florais de Bach como tratamento natural. No Brasil, as práticas Integrativas e Complementares do SUS - Sistema Único de Saúde também recomendam os florais.
A ACUDA possui um público diferenciado e específico, acometido por uma gama de danos à saúde biopsicoemocional. Por esse motivo, a Sala Azul ( vide 5.4.2.1) da ACUDA utiliza 8 (oito) essências de Florais de Bach, pois estas atendem as principais queixas dos sintomas relatados pelos participantes. Sendo elas: 
 
Floral Agrimony- Pode ser utilizado por pessoas animadas e bem-humoradas, porém, com problemas que as atormentam e as deixam inquietas. Na ACUDA, muitos participantes tentam reprimir esses problemas podendo adoecer física e psicologicamente. Apesar de bem-humoradas, muitas vezes necessitam de estímulo e de ânimo para poderem continuar suportando o fardo que “a vida lhes impôs”. Esse floral atua de modo que o indivíduo consiga expor o que realmente sente ou pensa, o que pode lhe trazer paz interior por conseguir ser autêntico.
 
Floral Olive - É recomendado para aqueles que sofreram muito, mental ou fisicamente, e estão tão esgotados e cansados que julgam não ter mais forças para fazer qualquer esforço. Os indivíduos privados de liberdade se encaixam perfeitamente nessa descrição: A vida, para eles, é dura e sem prazer. Essa essência auxilia na recuperação da força, vitalidade, interesse na vida e no reconhecimento das necessidades físicas. 
 
Floral Honeysuckle- É prescrito para pessoas que vivem do passado, talvez em uma época de grande felicidade. Neste caso, muitos participantes sofrem por não conseguir estar com seus familiares e se sentem mal por não poderem seguir com seus projetos. Essas pessoas não acreditam que possam vir a ser felizes como antigamente.
O Floral Honeysucle ajuda na capacidade de viver no presente, sem deixar de entender o passado como uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a sua vida sem mágoa e o envelhecimento é aceito com um processo natural.
 
Floral Rock Water - É recomendado para aqueles que são muito rigorosos em seu modo de viver; se abstém de muitas das alegrias e dos prazeres da vida porque acham que isso não é produtivo. São severos e esperam ser um exemplo para os outros, que devem seguir suas ideias para então, se tornarem melhores e perfeccionistas. Nesse sentido, esse floral age de tal forma que o indivíduo se torne mais flexível consigo mesmo e leve a vida com mais leveza.
 
Floral Rescue - É composto de 5 essências que ajudam no resgate do equilíbrio emocional em situações emergenciais. Sentimentos e emoções em situações de muito estresse, agitação, angústia e momentos de ansiedade, inseguranças e traumas, fazem parte da vida dos indivíduos privados de liberdade. O Floral Rescue, portanto, ajuda a combater o nervosismo, impaciência, ansiedade, pavor, traumas e perda de controle
 
Floral Pine - Pode ser utilizado por indivíduos que estão sempre se culpando, e nunca se contentam com seus esforços ou com os resultados obtidos. Os participantes assistidos pela ACUDA têm a culpa como algo verdadeiro e sofrem muito por causa dos erros que atribuem a si mesmos, mesmo que não tenham sido cometidos por eles. O Floral Pine, auxilia na busca pelo perdão e aceitação dos erros e a respeitar a si mesmo, tal como faria com os outros.
 
Floral Impatiens- É recomendado para aqueles que são rápidos de raciocínio e que desejam que tudo seja feito sem hesitação ou demora e, quando ficam doentes querem rápida recuperação. A impaciência é algo que acompanha os participantes que possuem muita dificuldade em lidar com pessoas lentas, preferem trabalhar sozinhos e no seu ritmo. Este floral ajuda a enfrentar problemas com calma e diplomacia.  Manter-se uma pessoa decidida e espontânea, porém, menos apressada no pensamento e na ação. Tornar-se descontraída e bem-humorada com os outros e compreender os que são mais lentos.

Floral Mimulus - Pessoas privadas de liberdade vivem sob medo constante: medo de coisas terrenas, doenças, dor, acidentes, pobreza, escuro, solidão, infortúnios. Muitas vezes, silenciosa e secretamente, carregam seu fardo, não falando de seus medos com ninguém. O Floral Mimulus atua no organismo, de modo a promover coragem para ser autêntico, para enfrentar o que se teme e espontaneidade para se posicionar em diversas situações.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
th (2).jfif

02- Práticas religiosas

Segundo o artigo 24 da LEP, toda pessoa privada de liberdade tem o direito exercer sua religiosidade, que pode ser utilizando livros ou participando de cultos religiosos, entretanto nenhum preso pode ser obrigado a participar de qualquer atividade religiosa ($ 2º do artigo 24)

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

03- Atividades Educativas Para o Autoconhecimento Transformador

Podem acontecer através de cursos e palestras de autoconhecimento transformador, possibilitam que uma pessoa possa saber mais a respeito de si mesma. Saber quais são suas qualidades, seus desejos, ambições e limitações, fazer com que ela tenha mais facilidade para controlar as emoções, definir objetivos e trilhar uma jornada de autorrealização. Sendo assim, na ACUDA, esses instrumentos fazem com que as pessoas privadas de liberdade possam ter mais uma ferramenta para entender a real motivação para entrar no mundo do crime e decidir se realmente deseja sair ou permanecer no crime, e consequentemente no cárcere ou à margem da sociedade.

WhatsApp Image 2022-11-26 at 16.10.31.jpeg
Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
WhatsApp Image 2022-11-26 at 15.19.36 (1).jpeg

03.1- Programa Brahma Kumaris

O Brahma Kumaris é um movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Na figura de uma ONG internacional, fundada na Índia, em 1937, difundiu-se por mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores da sociedade. Seu verdadeiro compromisso é ajudar as pessoas a transformarem sua perspectiva em relação ao mundo, focada no material para o espiritual. Apoia a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser.

Esse movimento espiritual oferece estrutura para uma experiência de autotransformação, busca explorar e descobrir a mais fundamental das questões: “Quem sou eu?”. Desenvolve um senso de autodomínio que permite melhor controle da vida. O jogo de acusações acaba, uma profunda consciência espiritual abre, gradativamente, a jaula de ilusões, permitindo recuperar a responsabilidade de criar a própria vida. O presente torna-se um verdadeiro presente, uma dádiva. Através da prática da meditação, podemos desenvolver qualidades que já expressamos, bem como revelar novas qualidades. A Brahma Kumaris oferece um conjunto de reflexões sobre alguns de nossos maiores tesouros: as virtudes e os poderes internos do ser.
Com base na reflexão e na prática das virtudes e dos valores, é oferecido aos participantes, ferramentas que lhes ajudam a superarem os desafios do dia-a-dia.
Com o objetivo de ter um ciclo de palestras utilizando, vídeos e filmes, a ACUDA cria um calendário anual contendo os temas do Brahma Kumaris e mais alguns temas de suma importância para trabalhar com o público.
Este conteúdo possui 19 temas que estão distribuídos em dois programas distintos internacionais, ou seja, “Escolha a Calma” e “Vivendo Valores na Educação” e podem ser consultados no site Brahma Kumaris – Brasil, disponível em: <https://brahmakumaris.org.br/> <https://www.brahmakumaris.org.br/downloads/virtudes-e-poderes>.
Temas:
1. Amor;
2. Cooperação;
3. Felicidade;
4. Honestidade;
5. Humildade;
6. Liberdade;
7. Paz;
8. Respeito;
9. Responsabilidade;
10. Simplicidade;
11.Tolerância;
12. União;
13. Perdão;
14. Confiança;
15. Flexibilidade;
16. Paciência;
17. Humor;
18. Compaixão;
19. Gentileza;

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas

03.2- Eneagrama

O Eneagrama faz parte dos estudos de Dr. Cláudio Naranjo sobre os diversos tipos de personalidade. O Eneagrama fornece aos interessados um eficaz sistema para a busca do autoconhecimento, o qual é reconhecido como um caminho de transformação. Segundo Cláudio Naranjo “dedicamos certa veneração coletiva ao ‘conhecer-te a ti mesmo’ que tanto associamos com a figura e a missão de Sócrates e com o Oráculo de Delfos”.

eneagrana.png

O conhecimento do Eneagrama da Personalidade é a combinação de exposições teóricas com exercícios psicológicos e vivências práticas, para que os participantes identifiquem seu tipo de personalidade e passem a trabalhar suas dificuldades e incrementar seus pontos fortes. O modelo da Psicologia dos Eneatipos permite a análise e a identificação de cada tipo de personalidade, permitindo o desenvolvimento e o crescimento pessoal por meio da experiência histórica, da revisão da relação com as figuras parentais e dos “experimentos de renascimento”.

Vídeos relacionadas
Matérias e artigos relacionadas
foto palestra.jpg

03.3- Palestras com Temas Transversais

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. A Acuda não poderia ficar fora destas temáticas e assim elegeu temas como outubro rosa, suicídio, depressão, etc.

Vídeos relacionadas
bottom of page