Notícias sobre a Acuda
Aqui você encontra todas as
matérias feitas sobre a Acuda.
Governo do Estado em parceria com Tribunal de Justiça e Acuda realizam audições para retorno do Projeto Teatral Bizarrus
Com mais de 100 mil espectadores somados em edições passadas, participação em vários Fóruns e Conferências, destaque na imprensa nacional e internacional e números indissociáveis de alcance e ressocialização, está de volta o Espetáculo Bizarrus, contando com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Justiça – Sejus, Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO e iniciativa da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda. A retomada da peça teatral teve início com uma audição realizada na quarta-feira (16), na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso.
19 de agosto de 2023
BrazilFoundation reúne 29 organizações no retorno presencial de seu Encontro de Lideranças
São Paulo, 30 de novembro do ano 2022 –A BrazilFoundation, organização que promove filantropia estratégica em todo o Brasil, retoma nesta semana, em formato presencial, o Encontro de Lideranças. Nesta quarta e quinta-feira, 29 organizações da sociedade civil participam de programação que terá como foco a discussão de desafios e oportunidades para ampliação de suas competências e atuação no país.
Título 1
Sejus e ONG Acuda assinam termo para implantação de celas lares em Porto Velho
A Secretaria de Estado da Justiça e Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda, assinaram na última segunda-feira (8), o Termo de Fomento para a concessão de apoio da Administração Pública Estadual para a implantação de celas lares, por meio do “Método Maio” aos reeducandos do sistema prisional de Porto Velho.
10 de agosto de 2022
Governo fortalece parceria com Acuda para fomentar o trabalho de ressocialização no Estado
O projeto “Iluminar” atende uma média de 90 reeducandos por dia
21 de janeiro de 2023
Após 20 anos, Ação civil pública do MPRO se concretiza com acordo entre Governo de RO e ONG
Em cerimônia realizada na manhã de hoje (8/8) no auditório do Ministério Público de Rondônia, foi concretizado o objeto de uma Ação Civil Pública datada de mais de 20 (vinte) anos, cuja sentença já havia sido proferida favorável há 9 (nove) anos.
Leia a matéria completa
00/00/00
Mais de vinte anos depois, Ação Civil Pública movida pelo MP se concretiza com assinatura de Termo de Fomento entre Governo e Acuda
Em cerimônia realizada na manhã de hoje (8/8) no auditório do Ministério Público de Rondônia, foi concretizado o objeto de uma Ação Civil Pública datada de mais de 20 (vinte) anos, cuja sentença já havia sido proferida favorável há 9 (nove) anos.
8 de agosto de 2022
Secretaria de Estado da Justiça e Acuda assinam termo para implantação de celas lares em Porto Velho
A Acuda, que é uma entidade civil, está há mais de 20 anos trabalhando com o objetivo de auxiliar o Governo do Estado a diminuir os efeitos da reincidência criminal e da exclusão social.
10 de agosto de 2022
Ação do MPRO promove termo de fomento entre o Governo e a Acuda
Termo consiste na construção e funcionamento do Método Acuda de Integração de Oportunidades (MAIO) - Celas Lares.
04 de agosto de 2022
Ação Civil Pública do MPRO promove termo de fomento entre Governo e ACUDA
O Celas Lares é um projeto social que contempla os pilares da espiritualidade, educação e assistência e é desenvolvido pela Acuda.
04 de Agosto de 2022
Mais de 3 mil presos já foram atendidos pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso de Rondônia
Há 26 anos trabalhando com a ressocialização de apenados do Sistema Prisional de Rondônia, a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) desenvolve várias atividades com os presos do regime fechado dos presídios Vale do Guaporé, Ênio Pinheiro, e penitenciária Aruana.
Título 1
Projeto musical muda perspectiva de vida de reeducandos em Porto Velho
A música, como ferramenta de resgate e integração social, está fazendo a diferença na vida de 22 reeducandos que se encontram em regime fechado nos presídios Aruanã e Vale do Guaporé, localizados em Porto Velho. Eles estão participando do projeto intitulado “Vozes que Encantam”, idealizado por professores da Escola Municipal de Música Jorge Andrade. Com isso, os reeducandos formam um coral que está ensaiando músicas de Natal.
3 de dezembro de 2021
Associação voltada ao apenado e egresso desenvolve trabalho na capital
O projeto Bizarrus, que trabalhou o teatro como meio de ressocialização, foi a semente.
Título 1
ONG oferece tratamento espiritual e terapêutico a detentos em Rondônia
Massagem, Reiki e chá do Santo Daime são alguns dos recursos usados.
14 de abril de 2015
Justiça Restaurativa em Rondônia será destaque no Programa Profissão Repórter
A equipe do Programa Profissão Repórter, da Rede Globo, esteve na última semana de agosto em Porto Velho para acompanhar as ações do Poder Judiciário de Rondônia. O foco da produção é a Justiça Restaurativa no sistema penitenciário.
14 de setembro de 2018
Ayahuasca e Projeto ACUDA, cooperação para ressocialização de presidiários em Rondônia
Em meio as intensas psicoterapias desenvolvidas na Acuda, o presidente Luiz Marques, na condição de discípulo do psiquiatra chileno Claudio Naranjo — renomado pesquisador da Ayahuasca — teve a ideia de incorporar ao processo terapêutico de ressocialização dos apenados e egressos o uso desta bebida sacramental.
Ayahuasca e reabilitação de presidiários: Entrevista com Edilsom Fernandes, presidente da Barquinha de Ji-Paraná, Rondônia | Por Juarez Duarte Bomfim
“A Ayahuasca, ela mostra, mas se a pessoa tem seus defeitos, se você não quer se corrigir, você não vai se corrigir, ela precisa querer, é preciso se esforçar, exercitar, para encontrar aí uma prática mais fiel” (Edilsom Fernandes).
Presos tomam chá alucinógeno em projeto social polêmico em Rondônia
Instituição oferece massagens, banhos de lama e meditação a detentos.
Para algumas famílias de vítimas, eles não deveriam ter esse direito.
Falam os presidiários. Relatos de experiências do uso de Ayahuasca na Barquinha de Ji-Paraná, Rondônia
Entre os anos de 2012 e 2016, uma profícua experiência foi desenvolvida com o uso de Ayahuasca, através de um convênio entre a ONG Acuda e a instituição religiosa ayahuasqueira Lar de Frei Manuel (Barquinha).
Uso da Ayahuasca para a reabilitação de presidiários no Lar de Frei Manuel, em Rondônia
A ação da ONG Acuda de reabilitação de presidiários tem sido considerada exitosa e contribui para a redução do índice de violência nos presídios de Rondônia. A experiência desperta interesse nacional e internacional, e muito chamou a atenção quando foi divulgado o convênio com a instituição religiosa ayahuasqueira de Ji-Paraná.
Fease realiza palestra sobre as medidas socioeducativas para os terapeutas e técnicos da Acuda em Porto Velho
A Fundação Estadual de Atendimentos Socioeducativo (Fease) realizou ciclo de palestras para integrar os conhecimentos os conhecimentos dos terapeutas da Acuda e dos técnicos da Fease, estreitando a parceria em todas as atividades desenvolvidas no projeto “Vida Livre – Método Acuda de reintegração social”, no sistema socioeducativo. O evento aconteceu na manhã da quinta-feira (22), em Porto Velho.
Título 1
Ministério Público e ACUDA: mãos que salvam vidas
O projeto coleciona resultados que faz dela uma pérola dentre os trabalhos realizados através das intervenções sociais promovidas pelo MP.
29 de outubro de 2018
Parceria vai possibilitar que presos consertem carros da prefeitura
Na avaliação do prefeito, a associação faz um trabalho formidável na ressocialização de apenados.
Título 1
Governo fortalece parceria com Acuda para fomentar o trabalho de ressocialização no Estado
Com foco no trabalho realizado para a ressocialização no sistema prisional do estado, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus assinou o termo de convênio no valor de R$ 458.143,46 (quatrocentos e cinquenta e oito mil cento e quarenta e três reais e quarenta e seis centavos) que irá fomentar as ações executadas pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso – Acuda, através do projeto “Iluminar”.
20 de janeiro de 2023
‘Constelação Familiar’ no cárcere: semente para uma Justiça melhor
“É um espaço de reflexão profunda que permite que o próprio preso encontre ferramentas para sair do crime. Tentar fazer com que eles ressocializem, sem que se compreendam, é inútil como enxugar gelo”, diz Marques.
18 de abril de 2018
Organização de Rondônia expande ações para ressocialização de presos e egressos
Acuda se prepara para completar 21 anos de um trabalho que está ajudando a mudar a realidade prisional em Porto Velho
12 de Abril de 2022
Articulação do MP leva Método Acuda de Ressocialização à Unidade de Internação em Porto Velho
O modelo, baseado na oferta de educação, profissionalização e estímulo à espiritualidade, consistirá na implantação de oficinas de aprendizagem, cursos de terapias alternativas e uma série de outras atividades, a serem destinadas aos jovens em conflito com a lei.
30 de agosto de 2017
IVC firma convênio para ressocialização de detentos em Porto Velho/RO
O projeto receberá apoio financeiro do IVC por meio do programa Liberdade Responsável, cuja origem dos recursos são de doação feita pelo associado Oswaldo Guilherme Roberto Gebler
09 de janeiro 2017
Emprego e cultura reinsere ex-detentos de Porto Velho
Emprego e cultura reinsere ex-detentos de Porto Velho.
Presidiários fazem curso de florais de Bach
Facilitadora do curso Aprenda a usar florais de Bach Healingherbs ministra curso social a detentos de Porto Velho que participam da ACUDA, uma entidade sem fins lucrativos, que investe no autoconhecimento e na capacitação profissional dessas pessoas, muitas vezes, excluídas da sociedade
Em Porto Velho (RO), pastoral organiza aula de biodança para detentos
A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Porto Velho (RO), em parceria com a Associação Cultura de Desenvolvimento de Apenados e Egressos (ACUDA), iniciou, em 26 de abril, um projeto de aula de biodança com 30 detentos do Complexo Penitenciário Urso Branco.
Prisões: a experiência radical de Porto Velho
Ao invés de maus tratos e superlotação, presídio de segurança máxima recorre a massagens, meditação, reiki — e até ayuahusca — para tentar reduzir índices de reincidência
Domingo no Fantástico e Super Star: Rondônia mostrada de forma positiva de novo!
Rondônia volta a tela da Globo neste domingo sob forma positiva. As 21 horas ò Fantástico exibe uma matéria sobre o fornecimento de ayahuasca aos presos, que tem dado certo e repercutido mundialmente. E, por volta das 23 horas, Rondônia também estará bem representada no reallity show Super Star, com a banda Versalle tentando avançar numa nova etapa do programa. No Governo Confúcio Moura está virando rotina. Há duas semanas foi a vez do GOA sendo mostrado para o Brasil e mundo, com a reportagem sobre a realização de um parto nas alturas.
22 de maio de 2015
Brazil's Prisons: life beyond crime
Down a dusty dirt road in the Amazonian state of Rondonia, prisoners convicted of murder, theft and other crimes get a rare release from the day-to-day hardships of a penal system known for violence and overcrowding.
02 november 2015
Terapias alternativas e o uso do chá de ayahuasca são opção para a pena de detentos em Rondônia
O Santo Daime pode ajudar na reabilitação de criminosos? É essa uma das ideias da Acuda, em Rondônia, associação que além de oficinas de marcenaria e de inclusão digital oferece aos presos da região vivências de meditação, yoga, rituais católicos, espíritas e evangélicos, e também o Daime. "Eles têm que ir em todas as atividades para assim entendê-las", afirma Luiz Henrique, que criou a ONG em 2001. Os presos que participam do projeto cumprem pena fechada e são escolhidos em uma pré-seleção.
18 de agosto de 2015
Presidiários brasileiros tomam chá de Santo Daime
Em Ji-Paraná, no norte do país, prisioneiros podem participar de rituais religiosos onde ayahuasca é consumida, uma bebida alucinógena muito conhecida no Brasil pelo nome de “chá de Santo Daime”.
30 de março de 2015
“Essa história de homem passando a mão em mim não podia não.” Essa é a resposta invariável dos presos que frequentam um projeto em Porto Velho onde os detentos aprendem, entre outras coisas, a receber e aplicar massagem uns nos outros.
04 de dezembro de 2014
Reunião no MP define implantação de atividades da Acuda em unidade socioeducativa de Porto Velho
A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça da Infância, Éverson Antônio Pini, e contou com a participação da subsecretária de Justiça, Sirlene Bastos, e do presidente da ONG Acuda, Luiz Marques.
19 de Maio de 2017
Ressocialização no sistema prisional de Rondônia é debatido em audiência pública
Proposta pelo deputado Léo Moraes, encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa...
14 de setembro de 2017
Assembleia acaba com restaurante serão aproveitados por presidiários
O presidente da Acuda, Luiz Marques afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa tem ajudado muito as ações na entidade, visando a recuperação e a reintegração dos apenados na sociedade.
19 de Setembro de 2012
Apresentação da peça Bizarrus marcará a abertura oficial da I Jornada da Defensoria Pública de Rondônia
Os convidados para a abertura oficial da I Jornada da Defensoria Pública de Rondônia assistirão a uma apresentação especial da peça Bizarrus, nesta quinta-feira (22), às 18 horas, no teatro do Sest/Senat, na BR 364, sentido Ariquemes. Os componentes da Bizarrus são formados por apenados do sistema prisional do Estado. A Jornada está sendo organizada pela Defensoria Pública do Estado(DPE-RO) e Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro).
20 de novembro de 2012
Peça teatral encenada por presidiários, Bizarrus retorna aos palcos com nova roupagem
Mais de 50 mil espectadores. Ficou em cartaz por mais de 5 anos. Participação em vários Fóruns e Conferências. Destaque na imprensa nacional e internacional. Os números e a seriedade deste trabalho são indissociáveis quando nos referimos ao sucesso que é o Espetáculo Bizarrus.
0
Rogério Araújo, da ONG ACUDA no Papo News
No Papo News desta semana o jornalista Sérgio Mello entrevista o coordenador geral da ONG ACUDA, Rogério Araújo, um paraense de Marabá que relata uma das mais surpreendentes histórias de vida já narradas no programa.
24 de maio de 2013
Presos de Rondônia encontram redenção na ayahuasca
Estes rituais são comuns em toda a Amazônia, onde a ayahuasca, também chamada de Daime ou simplesmente “chá”, é consumida há séculos, dando origem a religiões inteiras que se aglutinam em torno da substância.
06 de maio de 2015
Soluções possíveis para a crise do sistema prisional do Brasil
Vestindo apenas cueca, um preso passa lama no corpo do outro. “Eu também não gosto que me toquem, mas às vezes é necessário para perder a timidez. Vai ser bom, você vai ter uma experiência diferente”, diz um dos presos que participa do ritual, na série documental “Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo”, da Netflix. “Aqui não tem facção, nesse momento é todo mundo igual, ninguém é melhor do que ninguém”, ele fala, antes de partir para uma dança circular com outros homens, ao som de tambores. O processo termina com um banho coletivo em volta de uma grande caixa d’água, em que os presos parecem limpar não só o corpo, mas também a mente.
23 de outubro de 2019
Presos em Rondônia recebem tratamento com ayahuasca
O estado de Rondônia ostenta a triste marca de um dos sistemas prisionais mais violentos do Brasil. Rebeliões das mais sangrentas aconteceram em suas cadeias, como a de 2002 que terminou com 27 presos de Urso Branco massacrados e o Brasil denunciado à OEA (Organização dos Estados Americanos) por violações aos Direitos Humanos.
28 de março de 2015
Ayahuasca: detentos fazem terapia com chá alucinógeno
O céu da noite envolvia o posto avançado em Ji-Paraná, na Bacia Amazônica do Brasil, quando a cerimônia ao ar livre começou. Dezenas de adultos e crianças vestidos de branco estavam em linha quando um homem santo entrou e entregou uma xícara de ayahuasca, uma espécie de chá alucinógeno. Os presentes engoliram e tiveram diversas reações. Alguns vomitaram, outros começaram a cantar hinos diversos a luz do luar. Mais ayahuasca foi consumida e, à meia-noite, os membros da congregação pareciam estranhamente energizados. Em seguida, todos começaram a dançar.
14 de maio de 2015
Buscar o topo, de pés no chão. Uma terapia que dá certo
O sucesso de iniciativas terapêuticas no sistema prisional de Rondônia demonstra que a recuperação de um detento passa pelo reconhecimento do crime como patologia social. E requer vontade política
22 de fevereiro de 2014
Prisioneiros usam Santo Daime na reabilitação
Em Rondônia, terra de um dos mestres da Ayahuasca, Mestre Gabriel, está acontecendo uma abordagem muito interessante com a população carcerária.
Além de outras técnicas terapêuticas, os detentos participam de rituais com a ayahuasca.
8 de dezembro de 2014
Massagem e Santo Daime mudam rotina de presos em Rondônia
“Essa história de homem passando a mão em mim não podia não.” Essa é a resposta invariável dos presos que frequentam um projeto em Porto Velho onde os detentos aprendem, entre outras coisas, a receber e aplicar massagem uns nos outros.