MUSICOTERAPIA
A ACUDA desenvolveu um programa de musicalidade para ser apresentado diariamente na hora da meditação no salão terapêutico, podendo ser tocada durante todo o dia no pátio externo da unidade.
O seu programa para a meditação no salão e composto por 31 músicas distribuídas por cada dia do mês, que irão se alternar semanalmente conforme cada mês.
Todas estas músicas foram extraídas do Livro The Healing Energies Of Music (As Energias Curativas da Música) do autor Dr. Hal A. Lingerman, que é Doutor em Musicologia pela Universidade de Paris-Sorbonne e durante muitos anos foi professor do Instituto de Artes da UNESP- Universidade do Estado de São Paulo.
Músicas Diárias da Meditação
Dia 1
Credo (RV591) –
Vivaldi
A música para o primeiro dia deste mês é uma criação do Italiano Antônio Lucio Vivaldi que nasceu em 1678 na cidade de Veneza, vindo a falecer em 1741 com 63 anos de idade. Esta música causa ao ouvinte uma libertação emocional e mental, proporcionando um bem-estar, por sua vitalidade e pureza rítmica.
Dia 2
A Flauta Mágica –
Mozart
A música para o segundo dia deste mês é uma criação de Wolfgang Amadeus Mozart, que nasceu na Áustria em 27 de janeiro de 1756 e faleceu em 5 de dezembro de 1971 aos 35 anos. A composição teve sua estreia em 1791 em Viena (Áustria). Nesse contexto, a música A Flauta Mágica apresenta-se como uma ópera de formação e como uma alegoria para as provações pelas quais o homem precisa passar para sair das trevas do pensamento em direção a Luz.
Dia 3
Prometheus Overture -
Beethoven
A música para o terceiro dia deste mês foi composta em 1801 por Ludwig Van Beethoven, que nasceu na Alemanha em dezembro de 1770 e veio a falecer em março de 1827. A música em questão vibra com alegrias e tristezas; como uma ampla energia primordial, ela projeta sobre o ouvinte grandes ondas de força. Às vezes irada, outras vezes calma, a música de Beethoven está cheia de espirito de luta, atua por meio de expressão dissipando a Raiva.
Dia 4
Missa Brevis Santic Joannis – Haydn
A música para o quarto dia deste mês é uma composição de Franz Joseph Haydn, que nasceu na Áustria em março de 1732 e veio a falecer em maio de 1809. Esta composição apresenta ao ouvinte muita força e vigor, afastando assim, a depressão e a melancolia, podendo trazer à tona mais lucidez para que usemos o tempo de forma sábia, dissipando a negatividade e estimulando a criatividade, nos conduzindo a mudanças de atitude em relação às tarefas do dia-dia.
Dia 5
Concerto Para Viola em G - Telemann
A música para o quinto dia deste mês é uma composição de Georg Philipp Teleman, que nasceu na Alemanha em março de 1681. A música de Telemann causa sensações de liberdade, suave e ao mesmo tempo cheia de vigor. Podendo trazer ao ouvinte o alivio de tensões para que possa planejar o seu dia; atua em trazer equilíbrio mental e clarear os pensamentos.
Dia 6
Glória -
Vivaldi
A música para o sexto dia deste mês é uma composição de Antônio Lucio Vivaldi, que nasceu na Itália em março de 1678. Esta música exibe riqueza e os contrastes do estilo barroco, é um verdadeiro louvor a Deus, causa ao ouvinte uma aproximação com o divino de forma muito profunda ampliando sensações de gratidão, atua diretamente na amplitude da consciência e percepção espiritual, devoção e a Deus e a Cristo.
Dia 7
Peer Gynt -
Grieg
A música para o sétimo dia deste mês é uma composição de Edvard Grieg, que nasceu na Noruega em julho de 1843. A canção foi escrita em 1875 e ela tem a característica de purificar o ambiente, nos mantendo em uma intimidade com seres da natureza, também foi tema do filme Jurassic Park.
Dia 8
Manfred -
Schumann
A música para o oitavo dia deste mês é uma composição de Robert Shumann, que nasceu em julho de 1810 na Alemanha. Ela é baseada no poema de Lord Byron. O concerto foi escrito em 1848 e sua primeira apresentação foi em 14 de março em 1852. Esta música tem o poder de unir a mente com o coração.
Dia 9
Romance Para Piano e Violino - Dvorak
A música para o nono dia deste mês é uma composição de Antonin Dvorak, nascido na República Tcheca em setembro de 1841. Esta canção causa ao ouvinte um profundo bem-estar, eliminando tensões, tristezas, angústias e dores.
Dia 10
Concerto Para Violino - Brahms
A música para o décimo dia deste mês é uma composição de Johannes Brahms, que nasceu na Alemanha em maio de 1833. Composta em 1878 e dedicada a seu amigo violinista Joseph Joachim, a canção leva ao ouvinte soluções para conflitos profundos da alma, trazendo lucidez e paz interior, atua diretamente trazendo o equilíbrio mental e clareando os pensamentos.
Dia 11
Romance – Piano - Chopin
A música para o décimo primeiro dia deste mês é uma composição de Frederic Chopin, que nasceu na Polônia em março de 1810. A canção referida conduz o ouvinte às transformações profundas e proporcionando relaxamento, atua diretamente trazendo o equilíbrio mental e clareando os pensamentos, dissipando a raiva, trazendo alivio e paz.
Dia 12
Rosamunde –
Schubert
A música para o décimo segundo dia deste mês é uma composição de Frans Shubert, que nasceu na Áustria em janeiro de 1797. O concerto teve sua estreia em 20 de dezembro de 1823, e a canção causa ao ouvinte força, trazendo confiança para o enfrentamento dos problemas, mantendo otimismo frente às dificuldades, atua por meio de expressão acalmando a Raiva.
Dia 13
Sinfonia de N° 2 - Brahms
A música para o décimo terceiro dia deste mês é uma composição de Johannes Brahms, que nasceu em maio de 1833 na Alemanha. O concerto foi composto em 30 de dezembro de 1877, trazendo energias revigorantes ao corpo físico, aumentando o fluxo sanguíneo e a aceleração da circulação. A música em questão, atua no aumento de proporção de força e coragem.
Dia 14
Sinfonia de Nº 8 - Dvorak
A música para o décimo quarto dia deste mês é uma composição de Antonin Dvorak, que nasceu na República Tcheca, em setembro de 1841. Esta música teve sua estréia na cidade de Praga em fevereiro de 1890 e foi inspirada nas fontes da tradição popular boêmia. Esta canção causa ao ouvinte um alivio para tormentos da alma, atua superando a Depressão, dissipando tristezas e medos.
Dia 15
Scheherazade -
Rimski
A música para o décimo quinto dia deste mês é uma composição de Nikoli Rimski, nascido na Rússia em março de 1844. Composta em 1888, teve sua estréia em 3 de novembro de 1888. Foi uma obra baseada no Livro Mil e uma noites, sendo uma das suas composições mais populares. Esta música agrada as emoções e ao coração, com suaves tons musicais coloridos que ajudam na inspiração do dia a dia, atua despertando um novo entusiasmo, uma nova visão e mais vitalidade, aliviando o tédio.
Dia 16
Messias & Aleluia - Händel
A música para o décimo sexto dia deste mês é uma composição de Georg Friedrich Handel que nasceu em fevereiro de 1685. As obras em questão causam ao ouvinte forte devoção e louvor a Deus, levando a um estado de ânimo e elevação acima da condição humana, aguçando consciência e percepção espiritual em conexão com o divino. O próprio autor afirma ter visto a Hoste dos Anjos que o inundou com esses sons iluminados pelo Cristo. Händel sentiu que essa composição não era realmente sua e, por esse motivo, por respeito, nunca cobrou por uma única apresentação de O Messias. Todo o lucro era destinado a obras de caridade.
Dia 17
Concerto Para Flauta, Harpa e Orquestra Kv 299/297 c: II. Adantino - Mozart
A música para o décimo sétimo dia deste mês é uma composição de Wolfgang Amadeus Mozart, nascido em janeiro de 1756 na Áustria. Faleceu em 1971, aos 35 anos, na cidade de Viena/Áustria. O concerto foi escrito em abril de 1778, a canção causa ao ouvinte muita força e vigor frente as dificuldades, trazendo tranquilidade e bem-estar energizando e acalmando, atua trabalhando a hiperatividade, aliviando a tensão, fazendo com que se sinta mais leve e mais puro.
Dia 18
Sinfonia de N° 9 (A Nona) - Beethoven
A música para o décimo oitavo dia deste mês é uma composição de Ludwig Van Beethoven, que nasceu na Alemanha em dezembro de 1770. A nona sinfonia de Beethoven desperta compaixão e o anseio por uma fraternidade universal. Devido à empatia existente na música de Beethoven, ela estimula grupos e multidões e eleva-os até o ponto de realização humana e da percepção divina, atua instantaneamente, sob seu aspecto negativo, desenvolvendo o fogo dentro de nós evitando a impulsividade, agressividade e a insensibilidade.
Dia 19
Concerto Para Bandolim em C Maior - Vivaldi
A música para o décimo nono dia deste mês é uma composição de Antônio Lucio Vivaldi, que nasceu em março de 1678, em Veneza, na Itália. Esta canção evoca os cantos da natureza e os chamados dos pássaros, transmitindo alegria de forma calorosa e cordial, causando ao ouvinte libertação emocional e mental, exalando boa companhia, vitalidade e pureza rítmica.
Dia 20
Carnaval de Veneza – (Flautista Jean-Pierre) - Génin
A música para o vigésimo dia deste mês é uma composição de Paul Agricole Génin que nasceu em fevereiro de 1832, na cidade de Paris, França. Esta canção tem o poder de emanar alegria, boas vibrações, despertar o melhor no ouvinte, trazendo lucidez e energias para as tensões do corpo físico, causando um bem-estar emocional.
Dia 21
Sinfonia de N° 2 - Rachmaninoff
A música para o vigésimo primeiro dia deste mês é uma composição de Sergei Rachmaninoff, que nasceu na Rússia em março de 1873 e morreu em março de 1943 nos Estados Unidos. Esta canção foi escrita em 1906 e sua estreia foi realizada em São Petersburgo em 8 de fevereiro 1908. Apesar de ter uma expressão melancólica, possui muito poder espiritual em sua melodia, seu aspecto tranquilo causa relaxamento, atua superando a Depressão, dissipando tristezas e medos.
Dia 22
Concerto Para Piano N° 1 - Brahms
A música para o vigésimo segundo dia deste mês é uma composição de Johannes Brahms nascido na cidade de Hamburgo na Alemanha em maio de 1833. Esta canção tem muito poder e vigor, personalidade, firmeza e devoção, proporcionando coragem de forma a energizar a circulação e vitalizar o corpo físico, atua por meio de expressão dissipando a Raiva.
Dia 23
Concerto Para Piano e Orquestra - Poulenc
A música para o vigésimo terceiro dia deste mês é uma composição de Francis Poulenc, que nasceu em janeiro de 1899 e morreu em janeiro de 1963 na cidade de Paris, França. Composição escrita em 1932, auxilia o ouvinte a liberar energias negativas, extravasando a ira, relaxando as partes tensas do corpo e restaurando o equilíbrio.
Dia 24
Sinfonia de N° 7 - Beethoven
A música para o vigésimo quarto dia deste mês é uma composição de Ludwig Van Beethoven, alemão que viveu de dezembro de 1770 até março de 1827. Escrita e finalizada em 1812, “essa canção vibra com alegrias e tristezas; com uma ampla energia primordial, ela projeta sobre o ouvinte grandes ondas de força. As vezes irada, outras vezes calma, a música de Beethoven está cheia de espirito de luta, de coragem e de uma enorme força de vontade. ”
Dia 25
Rhapsody On a Theme Of Paganini - Rachmaninoff
A música para o vigésimo quinto dia deste mês é uma composição de Sergei Rachmaninoff, que nasceu na Rússia em março de 1873. A canção exala devoção e amor, empolga diretamente o seu centro cardíaco, envolvendo o com muita energia.
Dia 26
Concerto Para Clarinete N° 1 - Mozart
A música para o vigésimo sexto dia deste mês é uma composição de Wolfgang Amadeus Mozart que nasceu em janeiro de 1756. Faleceu também na Áustria, em 1971, quando ainda era muito jovem com apenas 35 anos de idade. Esta canção tem a força de aumentar o poder de concentração, trazendo bem-estar e mais criatividade, emanando energias que purificam o ambiente, atua em auxilio a visualizar todas as tarefas, reuniões e projetos, a serem realizadas da melhor maneira possível.
Dia 27
Concerto Para Piano N° 24 I Sheet Music - Mozart
A música para o vigésimo sétimo dia deste mês é uma composição de Wolfgang Amadeus Mozart, que nasceu na Áustria em janeiro de 1756. É um concerto para piano e orquestra. Mozart compôs o concerto no inverno de 1785 a 1786, terminando a composição em 24 de março de 1786. O trabalho é uma das composições mais avançadas de Mozart no gênero concerto. A música de Mozart é indefinível, misteriosa, refinada, elegante, atraente e até mesmo angelical. Ao ouvi-la pode levar a uma felicidade límpida, pois é repassada de religiosidade e leveza etérea.
Dia 28
Sinfonia de N° 3 - II Movimento - Beethoven
A música para o vigésimo oitavo dia deste mês é uma composição de Ludwig Van Beethoven, que nasceu em dezembro de 1770 e morreu aos 56 anos no antigo Império Austríaco. Esta música expande os relacionamentos, desperta a compaixão e o anseio por fraternidade universal. Pode também estimular grupos e multidões e elevá-los até o ponto da realização humana e da percepção divina, atua instantaneamente, sob seu aspecto negativo, desenvolvendo o fogo dentro de nós evitando a impulsividade, agressividade e a insensibilidade.
Dia 29
Concerto Para Flauta e Orquestra II Movimento - Vivaldi
A música para o vigésimo nono dia deste mês é uma composição de Antônio Lucio Vivaldi que nasceu em Veneza (Itália) em março de 1678. Esta música está repleta de vigor e proporciona ao ouvinte sentimentos de alegria e bem-estar, harmonizando e trazendo paz; atua trabalhando a hiperatividade, aliviando a tensão, fazendo que se sinta mais leve e mais puro.
Dia 30
Sinfonia de N° 5 – I Movimento - Beethoven
A música para o trigésimo dia deste mês é uma composição do Austríaco Ludwig Van Beethoven que viveu 56 anos, tendo nascido em dezembro de 1770 e falecido em março de 1827. Esta sinfonia transmite ao ouvinte força e vigor, restaurando as energias causando bem-estar ao corpo físico, atua instantaneamente, sob seu aspecto negativo, desenvolvendo o fogo dentro de nós evitando a impulsividade, agressividade e a insensibilidade.
Dia 31
Antônio Vivaldi – Autumn (From The Four Seasons) - As Quatro Estações – Outono
A música para o trigésimo primeiro dia deste mês é uma composição do italiano Antônio Lucio Vivaldi, que nasceu em março de 1678.
São um grupo de quatro concertos de violino do compositor cada um dos quais dá a expressão musical a uma temporada do ano. A inspiração para os concertos era provavelmente o campo ao redor de Mântua, onde Vivaldi vivia na época. É o mais conhecido dos trabalhos de Vivaldi. Esta música clareia os ambientes modificando sua atmosfera psíquica, ajuda na liberação emocional e mental e pode auxiliar na digestão, atua trabalhando a hiperatividade, aliviando a tensão, fazendo que se sinta mais leve e mais puro.
Em dias específicos previamente determinados a ACUDA apresenta a música através de recursos audiovisuais, pelo menos duas vezes por semana, utilizando um telão e o retroprojetor, com o intuito de que o participante conheça o que é a música clássica, uma orquestra com seus componentes e instrumentos musicais.
“... aproxima-se rapidamente o tempo em que o Homem selecionará sua música com o mesmo cuidado inteligente e o conhecimento que usa agora para escolher sua alimentação. Quando esse tempo chegar, a música se tornará a principal fonte de cura para muitas pessoas e doenças sociais”
Corine Heline